Conheça-nos

“…sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.” (Mt 16:18)

Como igreja local, somos uma comunidade batista independente em Guarulhos, nascida com o objetivo supremo e primordial de adorar a Deus, como único verdadeiro, vivermos em perfeita comunhão, e cumprirmos a nossa missão redentora como corpo de Cristo, levando o Seu Evangelho de arrependimento para todos os homens da terra, para que estes O conheçam e se relacionem com Ele, sendo salvos da condenação eterna.

“Ethnos” em nosso nome significa em grego “nações ou etnias”. Entre outros versículos, essa palavra encontra-se também na grande comissão de Mateus 28:19 com um sentido de povos, grupos étnicos e nações, e não apenas regiões geográficas: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Um breve histórico

Em 2002, os pastores Gilberto Coiti Nakamura e Alexandre Inácio Lemes organizaram a igreja, onde nosso primeiro culto oficial aconteceu num salão alugado na Avenida Tiradentes, Vila Flórida, em Guarulhos. A igreja iniciou-se com aproximadamente 20 membros. E em dois anos já contávamos com o número aproximado de 80 membros, dois pastores, quatro diáconos e 10 obreiros.

No ano de 2006, por motivos profissionais, o pastor Gilberto Nakamura muda-se com a família para Bauru, ficando apenas o pastor Alexandre Lemes exercendo o pastorado na igreja, que logo procurou adotar uma nova visão ao trabalho, focando o ensino e o discipulado.

Precisando de um espaço mais amplo e adequado às nossas necessidades, no ano seguinte mudamos para outro salão, sendo este maior e com grandes possibilidades de transformações internas, na Rua Mandaguari, bairro do Bom Clima.

Em 2009 a igreja iniciou um período de reforma predial, com vista em ampliação do templo, construção de um berçário, salas de aula para crianças, banheiros mais bem localizados, sala para reuniões e estudos bíblicos, biblioteca, secretaria, sala de monitoramento de som, cantina e área social.
Por fim, no final de 2011 e início de 2012 firmamos parcerias com entidades missionárias e de ação social, como a Missão Portas Abertas e a Visão Mundial, além da Sociedade Bíblia do Brasil.

Momento atual

Com essa reestruturação e amadurecimento, a igreja começou a orar ao Senhor por um novo pastor, para fortalecer o ensino e cuidado pastoral do rebanho que crescia de forma abençoada.

Então, o convite foi formulado ao pastor Jamierson Oliveira, líder evangélico com notório ministério missionário e de ensino, sendo ele o autor e editor de duas das mais importantes bíblias de estudo do Brasil, a saber, a Bíblia Apologética de Estudo (Ed. ICP) e a Bíblia Missionária de Estudo (SBB) entre outras obras. Que aceitando o convite, assumiu a igreja em junho de 2014 na função de pastor titular.

E uma marca dentro dessa nova visão e gestão, é o firme propósito para um crescimento, a busca por um avivamento espiritual e um maior compromisso missionário. Estamos buscando um tempo de derramamento do Espírito Santo de Deus, que renove o Seu povo, promova santidade, comunhão e amor pelos perdidos!

E estamos felizes, pois o Senhor tem acrescentado novos irmãos ao nosso rebanho, e nos dado direção para sermos uma igreja doutrinariamente sadia, espiritualmente madura, evangelisticamente engajada e socialmente responsável.

Ainda existem diversos sonhos a serem concretizados, mas olhando para o que Deus já fez, renovamos nossa esperança crendo que Ele fará ainda mais, muito além daquilo que pedimos ou pensamos!

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!